Olá!
Se você chegou do espaço agora e não sabe do que estamos falando sugiro que dê uma olhadinha nesse post aqui ó, primeiramente gostaria de agradecer por todos os que se movimentaram para tentar responder o desafio, inventaram as mais loucas teorias ou ficaram fazendo piadas de minha pessoa totalizando 64 comentários meu recorde aqui no MP.
Bem vamos a resposta: A melhor maneira de se resolver esse de safio é utilizando “Lógica Solidária”, um sistema lógico que frequentemente esquecemos, mas que é muito importante para planejar ações em algumas áreas como jogos de azar ou sistemas viários. Consiste que não basta que você raciocine corretamente, é preciso que todos o façam, pois o equívoco de um põe a perder o esforço dos demais.
A resposta é N=10. Mas como? E porque houve suicídios apenas na décima noite? Calma… Já explico.
De toda aquela historinha que eu contei para vocês o que realmente importa é:
-Cada amazona, embora inteligente e observadora, enxergava o adorno das outras, menos o seu;
- Se, um dia, uma das amazonas tivesse certeza de que seu adorno fora roubado, suicidar-se-ia naquela mesma noite;
- Elas não se comunicavam entre si;
- Na manhã seguinte, todas viram no chão as marcas que indicavam o ataque e na décima noite algumas se suicidaram.
Imagine que você é uma amazona sem adorno, como saberia que está sem adorno? Simples.
Qualquer delas que ao amanhecer da noite do ataque visse todas as demais com adorno, concluiria que somente uma estava sem adorno, ela própria, e então deveria se suicidar naquela primeira noite.
Como não houve suicídio na primeira noite, ao amanhecer do segundo dia as inteligentes amazonas concluíram: as vítimas foram duas ou mais, e, se alguma estivesse vendo todas as demais com adorno e uma das companheiras sem ele, concluiria que duas estavam sem adorno, ela inclusive. Assim, ambas se suicidariam na segunda noite.
- Não esqueça que se duas estivessem sem adornos, então as duas deveriam se suicidar na segunda noite.
No clarear do terceiro dia estavam todas lá, não houve nenhum suicídio. Ora, então, o número de vítimas deveria ser maior. Isto é, seriam três ou mais amazonas atacadas. Qualquer uma que nesse terceiro dia visse duas e somente duas sem adornoo concluiria que a terceira era ela e, conseqüentemente, as três deveriam se suicidar na terceira noite. Mais uma vez, observe que, se o número de amazonas atacadas fosse três, na terceira noite haveria três suicídios.
A ausência de suicídios na terceira noite fez com que todas acordassem no quarto dia com a certeza de que o número mínimo de amazonas atacadas era quatro. Assim, qualquer amazona que visse adorno em todas as colegas, exceto em três e somente nelas, concluiria que era à quarta sem adorno e, dessa forma, na quarta noite seriam quatro os suicídios.
Se você acompanhou bem essas conclusões percebeu que estamos considerando que todas as amazonas de adorno tinham o raciocínio muito bom e que:
- se uma tivesse sido atacada, ela se suicidaria na primeira noite;
- se duas tivessem sido atacadas, as duas se suicidariam na segunda noite;
- se três tivessem sido atacadas, as três se suicidariam na terceira noite;
- se quatro tivessem sido atacadas, as quatro se suicidariam na quarta noite;
- se cinco tivessem sido atacadas, as cinco se suicidariam na quinta noite;
- se seis tivessem sido atacadas, as seis se suicidariam na sexta noite;
- se sete tivessem sido atacadas, as sete se suicidariam na sétima noite;
- se oito tivessem sido atacadas, as oito se suicidariam na oitava noite;
- se nove tivessem sido atacadas, as nove se suicidariam na nona noite;
- se dez tivessem sido atacadas, as dez se suicidariam na décima noite.
As não atacadas viram, desde o primeiro dia, sete colegas sem adorno e por certo temiam, cada uma por si própria, ser a oitava vítima.
Pois bem, no sétimo dia, cada uma das amazonas que via seis cabeças sem adorno teve certeza de que ela era a sétima sem adorno e, por isso, na sétima noite, as sete se suicidaram.
Desculpe pela demora mas essa semana foi intensa de provas e não deu de postar antes.
Vou deixar vocês descansarem e nada de desafio essa semana.
(Me preparando para ser esculachado nos posts)
Thiago_czz
comentou em 29 abril 2009, 0:36
Daily News About Jogos : A few links about Jogos - Wednesday, 29 April 2009 06:32
comentou em 29 abril 2009, 1:32
[...] Resposta do Desafio de Lógica II [...]
Rafael
comentou em 29 abril 2009, 9:25
É …. mega resumidamente … foi o que o Davix falou.
Mas continuo a afirmar … elas não eram tão inteligentes assim … por isso sumiram do mapa (com exceção da amazona Aislan .. que é uma espécie de Fenix)
haieuhuiahiaeaheihae
abraços
Rafael(2)
comentou em 29 abril 2009, 9:33
Sim, deu pra entender a lógica mais ou menos, bom, continuo sem concordar muito e o Aislan estava com seu adorno graças a deus se não ficaríamos sem esse post
.
Aislan não estávamos “fazendo piada da sua pessoa” pelo menos eu estava MUITO curioso para saber a resposta que comecei a ‘encher o saco’ por não saber mais o q falar =D
Muito bom o desafio e fico esperando pelo próximo!
abraços
Rocky
comentou em 29 abril 2009, 10:09
Incrivel.
Davix
comentou em 29 abril 2009, 12:32
aaaaaaaaaaaaaaahhhhhhh
sou bom nisso o/, a 1º eu acertei, agora acertei dinovo (ou quase) \o
Marcel-Lolch
comentou em 29 abril 2009, 14:38
éé, legal…mas ainda boiei um pouco…
Flavio
comentou em 29 abril 2009, 21:07
Eu ainda sou firme de que, como elas sao MUITO INTELIGENTES, logo no primeiro dia descobririam se estavam sem adorno. Ou com o peso dele ou com qqer outra forma, mechendo a cabeça até o adorno cair no chao ou coisa parecida.
Pois, se EU fosse uma amazona, a PRIMEIRA coisa que iria fazer era “verificar se o adorno está na minha cabeça” de QQER FORMA. Pois mesmo elas tendo que se suicidar, elas DEVEM ter medo de isso acontecer, logo, alguem iria morrer na primeira noite.
Eu entendi a resposta dada, mas o meu ponto de vista acredito estar válido também.
Victor
comentou em 30 abril 2009, 10:01
Mas que merda de resposta… concordo plenamento com o Flavio.
Aislan Adi
comentou em 30 abril 2009, 13:27
Victor e Flávio, concordo que vocês podem concordar entre si, mas o objetivo do desafio era utilizar lógica, e não o que você faria. Como transcrever seus argumentos Flavio por meio de lógica?
Lembrem-se: era um desafio de lógica e não uma mesa de RPG.
Marcel-Lolch
comentou em 30 abril 2009, 13:58
Eu acho que a resposta está certa sim, mas que há muitas respostas que poderiam responder o problema, o fato de que elas poderiam seguir os caras seguindo as pedras e pegadas deixadas por eles, uma roubar o adorno da outra(coisa que n se especifica no problema)…mas bah, tá safo. Vc que inventa ou tira de algum livro?
Aislan Adi
comentou em 2 maio 2009, 1:22
Esse eu adaptei da teoria de lógica solidária. Descobri que existe um bem parecido com este que se chmama o “desafio das galinhas de penacho” que está amplamente espalhado pela web e que não vale a pena postar aqui, já que a lógica é a mesma.
Marcel, note que todas estas respostas não respondem o mistério do décimo dia, e também não utilizam lógica, independente da forma. Acho que a lógica solidária é tão legal que merece um post destrinhando ela melhor, e principalmente como ganhar no poker utilizando ela, por exemplo.
Até breve
Daniel - Pacotinhow
comentou em 3 maio 2009, 17:43
“1-) 10 amazonas. 9 esperaram ateh a 10ª perceber e entao se suicidaram na mesma noite (meio nonsense )”
quase acertei
o numero acertei
mas a logica quase quase certa *_*
rafael
comentou em 29 junho 2009, 11:50
muito bom cara, quero saber quando tiver publicado novos, tem como avisar?
rafael
comentou em 29 junho 2009, 14:22
UM DETALHE NA RESOLUÇAO, NADA REALMENTE PROVOU QUE ALGUM ADORNO TINHA SIDO ROUBADO, POR EXEMPLO, SE NENHUM ADORNO TIVESSE ROUBADO, MAS COM OS VESTIGIOS DE PEDRAS AO CHAO, TODAS SE MATARIAM, JÁ QUE OLHARIAM AS OUTRAS COM ADORNOS.
AFINAL, O QUE REALMENTE PROVA O ROUBO?
ANJELUS
comentou em 17 fevereiro 2010, 1:48
Amigo…vc deu 2 respostas????
1-
resposta é N=10.
se dez tivessem sido atacadas, as dez se suicidariam na décima noite.
2-
As não atacadas viram, desde o primeiro dia, sete colegas sem adorno e por certo temiam, cada uma por si própria, ser a oitava vítima.
Pois bem, no sétimo dia, cada uma das amazonas que via seis cabeças sem adorno teve certeza de que ela era a sétima sem adorno e, por isso, na sétima noite, as sete se suicidaram.
Só mais uma coisa…no postulado inicial dizia que elas não podiam tocar no adorno?????
Pq se podiam, ou não tenha sido dito que não podiam,morreriam todas na mesma noite.
PS: Esse exercício é trabalhado no livro o Homem que calculava de MAlba tahan
ANJELUS
comentou em 17 fevereiro 2010, 1:48
Amigo…vc deu 2 respostas????
1-
resposta é N=10.
se dez tivessem sido atacadas, as dez se suicidariam na décima noite.
2-
As não atacadas viram, desde o primeiro dia, sete colegas sem adorno e por certo temiam, cada uma por si própria, ser a oitava vítima.
Pois bem, no sétimo dia, cada uma das amazonas que via seis cabeças sem adorno teve certeza de que ela era a sétima sem adorno e, por isso, na sétima noite, as sete se suicidaram.
Só mais uma coisa…no postulado inicial dizia que elas não podiam tocar no adorno?????
Pq se podiam, ou não tenha sido dito que não podiam,morreriam todas na mesma noite.
PS: Esse exercício é trabalhado no livro o Homem que calculava de MAlba Tahan.
Anjelus
comentou em 17 fevereiro 2010, 2:01
Só mais uma coisa, acho que uma pessoa lógica, na esperaria 10 dias p “achar” que está sem seu adorno….poderiam ser anos….conforme a população.
Se elas era taum espertas poderiam ter usado um dos vários métodos já citados.
-peso
-sombra
-queda do objeto
-toque (possuiam braços???)
-aranhá-lo em algo
e tenho mais uma dúvida…
elas se viam todas ao mesmo tempo???
Pq o fato de ver alguém com ou sem adorno afeta diretamente o tempo de resposta não????
Se uma das sem adorno não visse as outras que estavam sem o que aconteceria?????
Anjelus
comentou em 17 fevereiro 2010, 2:11
Só mais uma dúvida…juro…
elas tinham que esperar até a 11a noite p saber se não eram 11 sem adorno?
Pq elas retiravam a informação da não morte certo…
Anjelus
comentou em 17 fevereiro 2010, 2:26
Coloquei a questão de se verem pq caso se vejam deveriam todas morrer no segundo dia…no primeiro veriam todas as outras menos elas…., como não haveria morte pq todas esperariam..no segundo morreriam.
E caso não vissem ou morreriam no segundo dia ou nunca…pq sempre esperariam alguem morrer, mas sempre esperariam…e ninguém faria pq estaria esperando….meio recursivo.